SOLUÇÕES DE LOGÍSTICA REVERSA E PROCESSAMENTO DE DEVOLUÇÕES DE PRÓXIMA GERAÇÃO

// REPRESENTANDO UMA DESPESA SIGNIFICATIVA

 

Em média, os operadores de comércio eletrônico experimentam uma taxa de retorno de quase 25%. O crescimento do comércio eletrônico mudou a maneira como os consumidores compram, o que está impactando dramaticamente a indústria de devoluções.  De acordo com o Wall Street Journal, os consumidores deveriam devolver US$ 70,5 bilhões em mercadorias compradas somente durante a época de Natal de 2020.

As devoluções representam uma quantidade significativa de despesas e um estoque não reconhecido que não é processado. Em muitos casos, ele também está se dirigindo para o final de seu valor de venda premium. Se for moda, pode estar à beira de sair da estação, ou em alta moda, mesmo fora de moda. Se forem outros produtos sazonais, eles podem estar prestes a sofrer o mesmo destino e estar se aproximando da venda de liberação por uma fração do seu preço de venda original. Quando se trata de itens perecíveis, poderia estar perto da data de sua venda, quando se tornaria completamente inútil e precisaria ser destruída, resultando em uma perda total. Não importa qual destas circunstâncias, o resultado é um golpe para o resultado final.

Contact Us Button
Customer packing a return

// PREPARANDO SEU NEGÓCIO PARA UM AUMENTO DE RETORNOS

 

Nem todas as empresas de comércio eletrônico são constituídas para processar retornos. Muito de seu tempo e dólares têm sido investidos em como processar os pedidos em tempo hábil e satisfazer o desejo dos clientes de obter suas mercadorias, rapidamente. Se o cliente estiver em dúvida quanto ao tamanho, sabor, cor ou qualquer outro aspecto de um item, ele freqüentemente faz pedidos múltiplos e devolve aqueles que não quer. Para permanecer competitivo no mercado de comércio eletrônico altamente agressivo, o vendedor deve permitir devoluções em todos os casos, exceto nos mais raros. O tempo e as despesas para processar essas devoluções devem ser levados em consideração ao fixar o preço dos itens que estão sendo vendidos. Portanto, para ter sucesso, a empresa deve encontrar uma forma de fazê-lo de forma eficiente e oportuna, mantendo seu foco no atendimento ao cliente. A solução deve se encaixar no fluxo de trabalho geral e não ser um sistema autônomo ad hoc que não forneça a inteligência e automação necessárias para agilizar o processo.

// VISÃO GERAL DO PROCESSO DE RETORNO MANUAL

 

Há várias etapas envolvidas no processamento de um retorno e na sua reposição no estoque.

PASSO 1

 

O pacote é digitalizado no WMS para que a conta apropriada do cliente seja creditada se o item estiver em condições aceitáveis.

PASSO 2

 

O pacote é aberto e o item é examinado. Se o item for aceitável, a conta é creditada e o cliente é notificado. Se o item não for aceito, o cliente é notificado.

PASSO 3

 

Se o item estiver em condições de ser reabastecido, ele é enviado para a área de classificação onde é classificado, colocado de volta no estoque para revenda.
Online shopper making a purchase

// EFEITOS DO PROCESSO DE DEVOLUÇÕES MANUAIS

 

Quando estas etapas são feitas manualmente, elas não são apenas de tempo e mão-de-obra intensiva; elas também ocupam um espaço significativo. Com muita freqüência, dado o esforço e tempo envolvidos para reabastecer os itens, o resultado final é a devolução de itens que foram creditados de volta ao cliente, mas definham no canto em vez de serem reabastecidos até que tenham um valor reduzido. Os clientes que os devolveram muitas vezes recebem crédito ao escanear a etiqueta de devolução sem nenhuma inspeção real do produto, pois esperar até esse momento resultaria em um atraso inaceitável devido ao backup, ou se a inspeção for feita, muito antes de o item ser reabastecido.

// O PROCESSO DE RETORNO AUTOMATIZADO É MAIS RÁPIDO COM MENOS MÃO-DE-OBRA

 

PASSO 1

 

O pacote é digitalizado no WMS para que a conta apropriada do cliente seja creditada se o item estiver em condições aceitáveis.

PASSO 2

 

O pacote é aberto e o item é examinado. Se o item for aceitável, a conta é creditada, e o cliente é notificado. Se o item não for aceito, o cliente é notificado.

PASSO 3

 

Se o item estiver em condições de ser reabastecido, o item é colocado na esteira de indução Sure Sort®, onde o item é automaticamente escaneado. Os itens são carregados em um contêiner e levados para a área de armazenamento.
Sure Sort eCommerce order sorter

// MANUSEIO SIMPLIFICADO DE DEVOLUÇÕES

 

Soa familiar? Deveria. A solução de classificação automática Sure Sort® realiza as mesmas etapas, mas com menos pessoas em muito menos tempo e espaço com muito mais precisão. Um operador é capaz de induzir até 2.400 itens por hora. Dependendo do número de devoluções, uma ou duas pessoas adicionais podem ser necessárias para auxiliar na coleta da mercadoria devolvida nos silos da máquina. Ao acrescentar automação inteligente ao processo de devolução, as empresas podem reduzir o risco de fraude na devolução.

Ao automatizar o processo de devoluções com a solução certa, as empresas podem colocar as mercadorias de volta no estoque em tempo hábil, o que ajudará a aumentar o lucro da empresa.

PARA SABER MAIS SOBRE O OPEX E NOSSAS SOLUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DE DEVOLUÇÕES E LOGÍSTICA REVERSA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO HOJE MESMO.

Contact Us Button

// RECURSOS DE PROCESSAMENTO DE DEVOLUÇÕES E LOGÍSTICA REVERSA

 

Contate-nos

Recursos